Laboratório do Tremere: Legião – A Era da Desolação

O Teatro de Mesa recebeu Legião – A Era da Desolação, novo cenário de campanha para Old Dragon RPG. O novo livro foi escrito por Antonio Sá Neto e Newton Nitro e publicado pela Redbox Editora.

Por Jean “Jaguar” Ricieri – Revisão por Wellington “Tremere” Ricieri

Todo o projeto gráfico do livro foi organizado por Dan Ramos e a edição feita por Thiago Righetti. O que podemos dizer sobre a primeira impressão que tivemos é: está lindo! Sem falar das ilustrações de capa – ilustradas por Shuxing Li, Roy Ugang e Dan Ramos – que são uma obra de arte maravilhosa!

A própria seção de agradecimentos – escrita por Antônio Sá Neto e Newton Nitro – é muito emocionante, pois é possível neste momento da leitura sentir a dedicação que tiveram durante a produção do material. Você sente a honestidade que ambos escritores assumem em relação as dificuldades que surgiram no caminho. Outro fator importante é a gratidão para com todos que participaram, direta ou indiretamente, na produção das 337 páginas deste incrível cenário de campanha.

“É impossível ser correto e retilíneo na Era da Desolação, e a fé inabalável na missão purificadora de nossa religião são as poderosas armas que nossa Deusa, a Mãe Criadora, a Senhora da Energia Mágica e a Rainha dos Dragões, em sua verdadeira face de Aeliah, nos entregou para sobrevivermos na guerra diária da Era da Desolação.”


– Legião: A Era da Desolação (2019. P. 15)

O livro está organizado em seis capítulos:

O Capítulo 1 descreve as consequências das Quatro Guerras na formação do mundo Legião. É uma gênese do Mundo de Kadur, relatando a maior parte da história e as Seis Grandes Guerras: as Guerras da Purificação, das Raças, do Êxodo, da Colonização, da Expansão e a devastadora Grande Guerra.

O Capítulo 2 tem como objetivo apresentar uma visão geral do Mundo de Kadur durante a Era da Desolação. Aqui é possível encontrar a descrição de suas terras, suas raças e etnias, seus reinos e impérios, assim como sua sociedade. Nesse capítulo são descritas, além, de uma sociedade brutal, o conflito entre as Crias de Urzoth e os Povos da Deusa, as Três Igrejas e suas Inquisições, a Magia, as Chagas Vermelhas e Negras, os Marcados Demoguerreiros e Demomagos, os Horrores e Possuídos, as Legiões e os Caçadores de Recompensa, assim como os conflitos atuais e ameaças de guerras futuras.

As principais raças são: Humanos, Anões de Kadur, Anões das Sombras, Elfos, Grizzis, Voldas, Feras do Pântano, Tenebruns, Halflings, Maedas, Meio-Elfos, Meio-Orcs e Senianos.

Cada uma das raças de quase-humanos e não-humanos também possui etnias diversas e variações regionais marcantes, mas o que se segue é uma informação mais genérica das particularidades de cada uma.

É nesse capítulo, também, que você pode encontrar os próprios alfabetos existentes em Kadur!

Como visto antes, as aventuras de Legião se passam no continente de Ryanon e nas terras vizinhas.

O Capítulo 3 aborda os mais importantes Impérios, Reinos, Cidades-Estados e localidades do continente de Ryanon, além de referências sobre os Sete Mares.

Os povos de Ryanon se acostumaram a dividir o continente em áreas: as Terras Centrais, do Oeste, do Leste, Terras do Sul e Terras do Norte.

Aqui você encontrará uma breve história do Império Hecatiano, As Terras Sáfaras, Andrulier, Entremares, Reinos Élficos, Império Iboniano, Reino da Ulbária, Norklúndia (lembra do Old Dragon Day 18?), Terras Mortas e a Cidadela Insular.

No Capítulo 4, a sessão “A Oração” aborda as mais importantes religiões e organizações religiosas de Kadur. “A Pena”, apresenta as organizações que trabalham “por trás dos panos” em Ryanon, como a Hecatombe – a força propulsora do Império Hecatiano – entre outras organizações. Também há a sessão “A Espada”, que traz todas aquelas organizações que fazem parte do mundo da ação e da guerra perene, como as Legiões Mercenárias, Sagradas, Militares e Sombrias, além das Forças Navais dos Sete Mares de Ryanon. E, por fim, “A Magia”, com suas diferentes energias, as escolas de magia, os marcados, os modificados, os narcoguerreiros, e as terríveis Chagas.

O Capítulo 5, trata da criação de aventuras em Legião, com dicas de como criá-las, com seus antagonistas, aliados e algumas sugestões de aventuras repletas de motivações para a criação de Aventureiros e Caçadores de Recompensa.

Finalmente, o Capítulo 6 desenvolve a parte das regras do Old Dragon RPG. Esse capítulo descreve como usar as raças de Old Dragon e do Guia de Raças no cenário de Legião, revelando novas especializações para personagens, oferecendo orientações sobre como usar monstros do Bestiário e detalha as regras para a criação de personagens com algumas das raças de Kadur. Enriquecendo o material, temos descrições dos equipamentos, drogas e doenças mais comuns em Ryanon, e encerrando com um Bestiário de criaturas, monstros e antagonistas para aventuras.

Sem sombra de dúvidas Legião – A Era da Desolação é uma grande aposta da Redbox para este ano de 2019. Reiterando, o cenário é lindo e as ilustrações do livro são surpreendentemente maravilhosas. Um trabalho em que cada palavra e imagem foram introduzidos com muito carinho e dedicação. As descrições de todos os componentes do Mundo de Kadur são impressionantes e as instruções de como utilizar o Old Dragon RPG, e até outros sistemas, são fabulosas.

Legião – A Era da Desolação é um cenário de fantasia brutal e sombria para aventuras e campanhas de RPG e você pode adquirir a sua cópia através do site da Redbox Editora. Por aqui, os membros já estão ansiosos para começarem suas primeiras incursões aventureiras nesse mais novo cenário!

Aqui ficam os agradecimentos da equipe de O Teatro de Mesa pelo envio deste e de outros materiais. Desejamos toda a felicidade e sucesso para equipe envolvida nas atividades da Redbox Editora!

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *