Itens Raros: Tormenta (DB #50)

Nos idos de Maio de 1999, a Dragão Brasil comemorando sua 50ª edição lançava “Tormenta”, seu cenário de RPG de fantasia medieval.

Após pouco mais de quatro anos nas bancas, a revista Dragão Brasil era a maior, se não a única, revista a falar sobre RPG no país; após este tempo, muitos personagens, criaturas, artefatos e regiões para desbravar surgiram através de matérias e aventuras prontas para os RPGistas se enveredarem no mundo do RPG.

Comemorando a edição de número 50, a principal equipe criativa da revista: Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M. Trevisan (o “Trio Tormenta” como viriam a ser conhecidos), decidiu “passar a limpo” a grande colcha de retalhos feita em anos de edições da DB, assim surgiu o cenário Tormenta, que viria a se tornar o cenário de RPG nacional mais jogado do país. Todo material feito por eles somados aos de seus colaboradores Roberto Moraes, Grahal Bennati, Marcelo Del Debbio, Flávio Ribeiro, Sandro Gonçalves e Isabel Menezes, foi unido de modo a fazer um mundo com identidade própria e dando uma nova identidade a DB.

DB50tormenta2.teatrodemesa.com.br
Uma colcha de retalhos bem costurada: “Tormenta” se tornou o pano de fundo de aventuras para muitos RPGistas iniciantes.

O encadernado de 60 páginas, lançado junto a edição 50 durante o VII Encontro Internacional de RPG, apresentava o mundo de Arton, onde encontraríamos personagens, cidades e lugares antes apresentados de forma separada e que agora faziam parte de um único mundo/cenário coeso.

Cidades como Malpetrim, Valkaria e Triumphus antes apresentadas como aventuras prontas, se tornaram parte de um grande roteiro de aventuras para o RPGista.

DB50tormenta3.teatrodemesa.com.br
Pé na estrada: lugares para se aventurar era o que não faltava em “Tormenta”

Não apenas de lugares o cenário Tormenta consistia, estavam inseridos no cenário praticamente todos os personagens criados nos quatro anos de existência da DB: a Princesa Rhana, a elfa Niele, a maga Raven Blackmoon, Mestre Arsenal, o Paladino e Katabrok o Bárbaro, entre muitas outras figuras que se faziam presentes no encadernado especial; e mais: também fazia parte do cenário os eventos da queda dos Elfos devido a “Aliança Negra” comandados pelo bugbear Thwor Ironfist.

Tanto os personagens, itens mágicos, quanto algumas criaturas de nota, tinham suas estatísticas de jogo nos três sistemas jogados na época: AD&D (Advanced Dungeons and Dragons), GURPS e 3D&T.

DB50tormenta4
NPC’s e mais NPC’s. Apesar das poucas ilustrações, os personagens conhecidos dos leitores da DB estavam bem descritos e reconhecíveis em suas estatísticas no suplemento “Tormenta”.

 

Apesar de ser ainda um cenário bem simples, Tormenta era uma fonte muito grande de idéias para aventuras, principalmente por em certos capítulos haver uma parte de “Rumores e Boatos” que podiam, ou não, ser utilizados pelos Mestres em sua campanha.

E aqui foi apresentada a “Tormenta”, uma tempestade rubra que tudo destruía e corrompia, sendo um desafio de alto nível para os aventureiros que fossem desbravá-la; outro ponto para o especial, muita coisa podia ser criada a partir dos rumores e falta de informação sobre a “Tormenta”, sendo isso uma ótima fonte de ganchos de aventuras.

DB50tormenta5.teatrodemesa.com.br
Um mundo a ser explorado e salvo. A Tormenta seria o maior desafio aos aventureiros no mundo de Arton.

Hoje, 17 anos e várias edições depois, Tormenta é um dos cenários nacionais mais importantes e jogados do Brasil; mas ainda assim o encadernado cumpre bem sua função de germinar idéias de campanhas, ou mesmo ser um excelente objeto de leitura, podendo ser jogado ou apenas lido por quem gosta de aventuras.

Um item raro que deve ser conservado com muito apreço pelo RPGista.

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *