Análise: Castlevania

Hello My Friends! It’s me, Frango !!!

Hoje trago para vocês um breve resumo da saga Castlevania, uma saga que gosto muito. Não irei me aprofundar na história de cada jogo, irei apenas apresentá-la a vocês, para que vocês venham a se aventurar nesse mundo repleto de perigos, monstros, magia e claro libertar a terra do Conde Drácula.

Sendo assim, peguem seus dentes de alho, água benta, espadas de prata, chicotes, enfim… todo equipamento que precisarem e me acompanhem.

História

Castlevania é uma série de jogos que conta a história da família Belmont, uma família que tem o objetivo de destruir todos os vampiros da terra e nessa aventura eles também iram acabar com todos os seres místicos que atrapalhem sua jornada. A história do jogo se baseia na mitologia de que a cada 100 anos o Conde Drácula é ressuscitado e após voltar a vida o Conde sempre pretende destruir tudo, e cabe a um membro da família Belmont destruí-lo antes que ele extermine toda a vida ou impere os que sobreviverem, mas com o passar dos jogos o Conde drácula começou a ser revivido fora de época pelos seus subordinados, assim colocando a raça humana em perigo mais vezes.

No início a história se baseava exclusivamente nos membros da família Belmont em busca de libertar a terra do conde Drácula, mas com o decorrer dos jogos foram colocados outros protagonistas na série, como o próprio servo do Drácula Hector (Castlevania Curse Of Darkness – PS2, XBOX), ou seu filho meio humano, meio vampiro “O Bad Ass”, e protagonista do melhor jogo da saga, Alucard (Castlevania Symphony Of The Night – PS).

A saga tem uma história que veio se desenhando ao decorrer dos anos com o lançamento de cada jogo, e com isso foi criando uma legião de fãs que ficavam sedentos pela história criada.
Os criadores do jogo pegaram como base os filmes e mitos antigos de monstros de terror, como Múmias, Gárgulas, Fantasmas, Lobisomens, Bruxas, a Morte, dentre outros mitos, mas colocou como foco da historia o mito do Conde Drácula.

Este é um pequeno resumo da história da saga, mas é importante saber que a saga sofreu um rebot em 2011 quando sua criadora Konami, junto com a Mercury Steam e Kojima Productions, mudaram algumas coisas, sintetizando a história do jogo que anteriormente era dividido entre 19 títulos da franquia, colocando a base fundamental da história em apenas 3 jogos da franquia “Lords Of Shadow”.

O Jogo

Gráfico: Castlevania nunca foi reconhecido por trazer inovação em gráficos sempre se manteve no padrão da época de lançamento, no princípio o jogo tinha uma base 2D e com o passar do tempo aderiu a moda de jogos 3D, onde pecou em alguns aspectos, mas ainda assim é bem bonito.

Som: Em termos de som toda a saga sempre teve trilhas sonoras marcantes para acompanhar o jogador e ajuda-lo a entrar no jogo.

Game Play: “Metroidvania”, esse é o nome dado ao estilo de game play do Castlevania, este é um gênero que os fãs de metroide e castlevania deram ao estilo de jogo. Um estilo que envolve um mapa amplo e repleto de mistérios, onde o jogador precisa ir e vir no mapa, pois algumas portas ou passagens são liberadas apenas com um determinado item ou habilidade. Então quem for se aventurar no mundo de Castlevania, prepare-se para andar muito e revisitar diversos lugares do mapa, desvendando passagens secretas e encontrando itens escondidos. (O estilo Metroidvania foi estipulado, mais especificamente a partir de Castlevania Symphony Of The Night – OS)

Conclusão

Castlevania é uma excelente saga para quem gosta dessa mitologia de terror e horror, a saga respeita todas as origens das criaturas e monstros que conhecemos e também mostra uma história realmente envolvente, com protagonistas carismáticos e únicos. Quem tiver oportunidade de jogar os clássicos jogos da franquia, não iram se arrepender. Uma indicação para aqueles que se aventurarem nos clássicos é o Castlevania Symphony Of The Night do PS, mas quem não tiver oportunidade de jogar os clássicos da saga, os novos jogos são mais que excelentes e divertidos.

Curiosidade – Cronologia Castlevania.

Para aqueles que assim como eu, se interessa em saber a cronologia exata de Castlevania, seguem os jogos e anos em que ocorrem a narrativa da história. Lembrando que Lords Of Shadow fez algumas alterações na cronologia da série.

ANO TÍTULO OU EVENTO

  • 1094 Castlevania: Lament of Innocence
  • 1094-1475 Dracula escondido em terras estrangeiras, conhece sua 2ª esposa e nascimento de Alucard
  • 1476 Castlevania III: Dracula’s Curse
  • 1479 Castlevania: Curse of Darkness
  • 1576 Castlevania: The Adventure
  • 1591 Castlevania II: Belmont’s Revenge
  • 1691 Castlevania, Vampire Killer, Haunted Castle, Super Castlevania IV e Castlevania Chronicles
  • 1698 Castlevania II: Simon’s Quest
  • 1748 Castlevania: Harmony of Dissonance
  • 1792 Akumajō Dracula X Chi no Rondo, Castlevania: Dracula X e Dracula X Chronicles
  • 1797 Castlevania: Symphony of The Night e Dracula X: Nocturne in the Moonlight
  • 1798 Castlevania: Nocturne of Recollection, radionovela japonesa
  • 1800? Castlevania: Order of Ecclesia
  • 1897 Drácula, romance de Bram Stoker
  • 1917 Castlevania: Bloodlines
  • 1944 Castlevania: Portrait of Ruin
  • 2035 Castlevania: Aria of Sorrow
  • 2036 Castlevania: Dawn of Sorrow

Fonte: Cronologia (Wikipédia)

About Bruno Frango

Bruno "Frango" Fernandes, foi apresentado ao RPG por seu amigo, Randi. O primeiro RPG que jogou foi O Senhor dos Anéis - do sistema Coda - e, desde então, desbravou a Terra-Média em diversos sistemas. Aventurou-se com seus amigos matando dragões, salvando princesas, lutando em arenas e explorando masmorras.

View all posts by Bruno Frango

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *