Jaguareté: O Encontro

Jaguareté é um RPG inspirado na História Indígena e distribuído em escolas públicas.

“Jaguareté: O Encontro” é um livro-jogo de RPG (“Role Playing Game”, traduzido como “Jogo de Interpretação de Personagens”) ambientado no período do primeiro contato entre os europeus e os povos nativos ocupantes do território que viria a ser chamado de Brasil. Diferente de outros RPGs que já abordaram o assunto, o material produzido pelo Museu inova por focar a visão de mundo das etnias indígenas que aqui viviam e pelo rigor acadêmico do conteúdo. O conjunto do material é composto por um livro base (com a descrição do cenário e as regras), um livro do professor, um mapa, um escudo de jogo e um dado. O material busca contribuir com o cumprimento da Lei 11.645 que torna obrigatório o ensino das histórias e culturas afro-brasileira e indígena.

O jogo propõe uma perspectiva única e inédita nos RPGs: os jogadores poderão experimentar e imaginar a vida dos povos ameríndios tanto do seu cotidiano quanto dos conflitos, da cosmologia e da mitologia.

Confira o Teaser  de Divulgação:

O projeto foi desenvolvido por uma equipe composta por servidores professores e técnicos além de uma equipe de alunos bolsistas e convidados, todos participantes de programas de extensão universitária do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

Dados Técnicos

Autor: Alexandre Pilan Zanoni, Andressa Lopes de Oliveira, Bruna Marina Portela, Caian Alberto Andrade de Mello, Fábio Luís Gasparello Marcolino, Laura Pérez Gil, Laércio Loiola Brochier, Gustavo Godoy, Márcia Cristina Rosato, Mateus Henrique Buffone, Sady Pereira do Carmo Júnior, Victor Hugo Oliveira Silva.

Ilustrações: Artur Henrique Gomes Janz, Caroline Dal’Maso Bogo, Érica Storer de Araujo, Eilan Juno Roskamp, Glória Maria Dutra Wolff, Mateus Landoski Lewin, Ueliton Castro Pires.

Diagramação: Artur Henrique Gomes Janz

ISBN: 9788565888196

Área: Publicações do MAE-UFPR

Páginas: 200

Ano de publicação: 2013

Para mais informações e aquisição clique aqui.

FONTE: Retropunk Publicações, Mapingua Nerd, Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, Editora UFPR

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *