Ghaluni RPG

Atualmente, a internet está sendo uma grande ferramenta na divulgação de novas ideias de forma mais independente, desde filmes, livros e também RPG’s; seguindo essa tendência, surge Ghaluni mais um reforço no mercado de RPG nacional.

Ghaluni é um sistema de RPG para se jogar aventuras de fantasia. Nele é possível jogar dos mais variados temas que possam envolver heróis, magias, guerras, monstros, naves, armas de fogo, ou mesmo que você crie seus próprios cenários e se divirta com seus amigos.

Medieval, alternativo ou futurista, grande versatilidade na criação de cenários em Ghaluni RPG.

O ambiente, pode ser Medieval, Cyberpunk, Mitológico, Steampunk ou qualquer outro, pois Ghaluni RPG é altamente abrangível. Seu sistema é totalmente intuitivo e dinâmico, não se prendendo as minúcias realistas, mas se empenhando em dar uma boa experiência em jogar RPG. Ghaluni é perfeito para novatos e veteranos, sendo principalmente para todos os que querem conhecer um sistema novo e atual, mas que não abandona as raízes do RPG.

O sistema:

Ghaluni RPG é um sistema que bebe de muitas fontes, em muitos aspectos, ele é um sistema Gamista, daqueles em que possuem diversas habilidades, poderes, equipamentos e formas de customizar seu personagem, ou mesmo que você possa fazer combos incríveis de habilidades e poderes diversos. Mas Ghaluni possui também um toque do RPG Narrativista, onde os jogadores podem interferir diretamente ou indiretamente no decorrer da história, e fazer com que todos possam criar uma aventura intensa, profunda e memorável. Além disso, ele possui muitas mecânicas únicas, que tornam o jogo rápido, fácil e dinâmico de ser jogado. Sua proposta é fazer com que mestre e jogadores não se preocupem tanto com detalhes ultra realistas, mas sim com a diversão de criar muitas histórias.

Ghaluni possui uma gama de meios de customização do personagem, que vai desde a forma como as classes evoluem até os equipamentos e itens, dando ao jogador casual a chance de criar um personagem altamente rico em detalhes, e ao jogador “Hardcore” formas de criar combos poderosos para seu personagem.

Ghaluni RPG Fastplay, apresenta 5 classes de personagem ao RPGista; sua vindoura edição completa contará com 12 classes.

O Combate em Ghaluni possui uma grande diferença dos outros sistemas: nele, cada personagem possui seu valor de AB (Ação Base), este valor determina o quando de ações ele pode fazer no seu turno, até que se finde. Cada ação gastará uma quantidade de AB, e quando o AB do personagem termina, sua vez acaba, até que na rodada seguinte, ele volte a ter seu valor de AB normal. Isso permite que o personagem possa até mesmo customizar sua forma de atacar, usando diversas ações como por exemplo, usar o que houver cenário (cadeiras, mesas, vasos, a pia da cozinha…).

Existem diversas ações que podem ser feitas pelo personagem, tanto ações mecânicas como ativar uma habilidade, quanto por ações narrativas como usar a situação a seu favor, todas elas são contadas pelo AB do personagem, que aumenta conforme ele evolui.

O AB também é presente na contagem de distância entre os indivíduos no combate. Isso faz o jogo ser medido de uma forma muito mais simples e rápida quanto a habilidades, ataques e magias.

Para aqueles que curtem um jogo mais Narrativista, Ghaluni possui os chamados Pontos Heroicos. Estes pontos servem para inúmeras coisas no jogo, como aumentar uma perícia, ou comprar treinamentos e realizar Ações Heroicas. Mas além disso, o jogador pode usar estes pontos para alterar a narrativa do jogo. Ele pode descobrir um segredo do NPC, realizar uma façanha grande, ou até mesmo alterar o rumo da história. Ou seja, os pontos heroicos podem tornar os personagens e suas histórias grandes e memoráveis.

Ghaluni RPG: um mundo, ou vários, para aventurar-se

O RPGista que quiser conhecer mais sobre Ghaluni RPG, pode baixar a versão FastPlay na página oficial, com uma aventura introdutória para se conhecer um pouco do sistema.

Assim, o RPGista brasileiro ganha mais esta opção de diversão no mercado de RPG’s nacionais. Mais uma vez a internet ajudando autores, Mestres e Jogadores a seguirem a antiga tradição de nossos antepassados de contar histórias.

About Redação

O Teatro de Mesa foi criado com a intenção de difundir o RPG, boardgame e cardgame da qual temática incentive a cooperação e interação pessoal.

View all posts by Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *