Análise: Ni No Kuni

Hello My Friends It’s me Frango…

Hoje venho a vocês trazer um jogo que recentemente ganhou meu coração. E coração é o que resume esse jogo, um jogo produzido pela “Level 5”, com parceria do estúdio “Ghibli” e distribuído pela “Bandai Namco”.

Então venha ter um breve deslumbre desse maravilhoso game que como um bom RPG nos leva a ter uma experiência única. Peguem seu grimório, separe algumas poções e suas melhores criaturas de combate e venha ter um breve deslumbre desse mundo ao lado de Oliver e seus amigos.

O jogo foi produzido pela Level5, responsável por alguns ótimos jogos no estilo RPG como Dragon Quest IX(DS), White Kniths Chronicles (PS3) e Rogue Galaxy (Ps2), com parceria do estúdio de animações Ghibli, renomado estúdio criador das animações: Princesa Mononoke, Viagem de Chihiro, Ponyo, Castelo Animado, dentre outros ótimos filmes. E com essa parceria eles nos presentearam, em 2013, com um jogo de RPG de ótima qualidade tanto na mecânica quanto com uma história digna de filmes e livros. Com certeza muitos bardos a contariam tal história em tavernas e viagens para inspirar os jovens aventureiros.

Ni no Kuni Teatro de Mesa (2)

– Historia –

A história fala sobre a vida do jovem Oliver, um bom filho criado por uma mãe solteira,que vive em uma cidade pequena onde todos se conhecem. Todos admiram Oliver por ser um filho que sempre ajuda sua mãe e raramente se mete em problemas. Sua vida seguia normalmente mas, devido a alguns acontecimentos, a mãe de Oliver acaba morrendo. Uma das amigas de sua mãe começa a cuidar de Oliver, porem o menino não aceita ajuda de ninguém e se tranca em seu quarto entrando em depressão e chorando constantemente, por se culpar do destino de sua mãe.

Algum tempo depois Oliver, ele encontra em seu quarto um ursinho que sua mãe fez para ele. O que leva Oliver a chorar,  mas enquanto o abraça algo inesperado acontece, um brilho forte emana do urso levando o menino a fechar os olhos e se proteger perdendo por alguns segundos os sentidos. Ao recobrar a consciência ele percebe que o ursinho já não está mais presente e em seu lugar está um Duende ou fada madrinha (já que não existe “fado madrinha” ou “fado padrinho”). O Duende se apresenta falando que seu nome é Drippy  e que estava aprisionado naquela forma esperando uma pessoa de coração puro para liberta-lo e diz que Oliver é esta pessoa de coração puro, pois o libertou da maldição e agora deve salvar o seu mundo. Drippy também possui uma lamparina em seu nariz, que tem o objetivo de iluminar o caminho daqueles que estão perdidos na escuridão. Oliver não entende muito bem o que o Duende fala e Drippy explica que além do mundo conhecido por Oliver existe um mundo onde a magia e criaturas místicas são muito presentes. Drippy também fala que todas as pessoas e criaturas existentes em seu mundo também existem no mundo de Oliver e o que uma pessoa sente em um mundo a outra inevitavelmente também vai sentir. Um exemplo que o duende fala ao menino é que quando uma pessoa está sem fazer nada e inesperadamente vem um sentimento que você não sabe explicar, um sentimento de felicidade, tristeza, amor, ódio, alegria ou qualquer outro, Drippy explica que você sente isso porque o seu eu, do outro mundo está passando por uma experiência que está se refletindo em você, pois suas almas são uma só, verdadeiras almas gêmeas.

Drippy finaliza seu discurso dizendo que a mãe de Oliver foi morta pelo motivo de que no outro mundo ela foi capturada e aprisionada pelo mago negro conhecido como Shadar “O Executor”, um mago que está ferindo o coração das pessoas do mundo mágico e logo isso vai se refletir no mundo de Oliver e se Oliver conseguir detê-lo existe uma pequena esperança de sua mãe voltar a vida.

Então com a ajuda de Drippy e outras pessoas que Oliver conhece no caminho ele busca salvar o mundo de Drippy e guarda em seu coração a esperança de sua mãe voltar a vida.

Este foi um breve resumo do enredo rico e extremamente emocionante, rico e com algumas reviravoltas de Ni No Kuni, um jogo que embora tenha essa estética mais infantil, seu enredo retrata algo muito maduro e complexo capaz de amolecer os corações mais duros.

– GamePlay –

O jogo possui dois estilos de gameplay onde o primeiro é quando o jogador está em mundo aberto e a câmera se posiciona mais a cima do personagem para que o jogador possa verificar todos inimigos ao redor. E quando entra em batalha o jogador fica livre para se movimentar e atacar os inimigos. A câmera do jogo pode ser movimentada livremente, seja quando está andando pelo mundo ou em batalha, porem quando em batalha a câmera fica fixa no inimigo, para facilitar a luta.

Ni no Kuni Teatro de Mesa (1)

O sistema de batalha do jogo é baseado em action RPG, onde o personagem está sempre em movimento e você escolhe a sua ação que pode ser Ataque, Defesa, Itens, Magia e Fuga. Ao iniciar uma batalha o jogador escolhe se deseja utilizar o personagem ou seu familiar, eles podem se alternar ao decorrer da batalha, durante a batalha também aparecem alguns orbes que ao pegar recupera um pouco de vida ou mana e ao pegar o orbe dourado o jogador realiza um ataque especial que só pode ser utilizado ao pegar este orbe.

Ni no Kuni Teatro de Mesa (7)

Familiares são criaturas espalhadas pelo mapa que o jogador pode capturar e evoluir (assim como um Pokémon), os familiares possuem duas evoluções a primeira deixa o familiar um pouco mais forte e na segunda evolução o jogador pode escolher entre duas formas que o monstrinho pode evoluir, uma forma mais ofensiva e outra defensiva. A partir da segunda forma de evolução os familiares também recebem magias e atributos diferentes de acordo com a evolução escolhida.

Ni-No-Kuni-familiares-Teatro-de-Mesa

O jogo pode ser finalizado em 30h ou mais, caso o jogador queira fazer algumas missões secundárias ou platinar o jogo. Eu indico que o jogador faça as missões secundárias, pois assim facilita muito o jogo que tem uma dificuldade considerável, ao realizar as missões secundárias o jogador pode adquirir itens, Ouro e pontos que podem ser trocados por habilidades passivas como mais ouro e experiência por batalha, andar mais rápido, menor penalidade ao morrer (ao morrer o jogador pode voltar do lugar mais próximo de sua morte, por 10% do seu Ouro total), dentre outros benefícios.

Ao decorrer do game o jogador também vai se deparar com diversos quebra cabeças com uma dificuldade elevadíssima, pois para conseguir completar é necessário consultar constantemente o grimório de magia de Oliver que além de contar a história de cada inimigo que você encontra, dos chefes aos inimigos mais baixos, das terras onde você visita ao decorrer do jogo e como funciona cada magia que você lança. O grimório de magia também conta com enigmas para que você venha solucionar os quebra cabeças apresentados ao decorrer do jogo.

Enfim Ni No Kuni tem uma história muito linda e marcante, um gameplay extremamente viciante e personagens que ao terminar deixaram saudade aos jogadores.

E aqueles aventureiros que quiserem ter uma experiência além do jogo eu indico que vocês venham ler algumas histórias presentes no grimório de Oliver, pois neste grimório você vai encontrar coisas que o farão gostar ainda mais do jogo.

Muito obrigado a todos e que vocês venham a se aventurar nessas terras e contar esta história em muitas tavernas.

About Bruno Frango

Bruno "Frango" Fernandes, foi apresentado ao RPG por seu amigo, Randi. O primeiro RPG que jogou foi O Senhor dos Anéis - do sistema Coda - e, desde então, desbravou a Terra-Média em diversos sistemas. Aventurou-se com seus amigos matando dragões, salvando princesas, lutando em arenas e explorando masmorras.

View all posts by Bruno Frango

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *