Itens Raros: Manual 3D&T (DB #60)

Em Março do ano 2000, chegava às bancas a revista “Dragão Brasil #60” com o primeiro “Manual 3D&T”, RPG baseado em anime e vídeo games.

Reunindo pela primeira vez boa parte das regras usadas nas edições especiais da Dragão Brasil (entre estes “Street Fighter Zero 3”, “Mortal Kombat”, “Final Fight” entre outros) o Manual 3D&T  veio como brinde de aniversário de 5 anos de edições da revista.

desenhos3det4_teatrodemesa
Reunindo as melhores regras de seus especiais, o “Manual 3D&T” logo se tornou um dos RPG’s mais jogados pelos RPGistas principiantes.

Após o grande sucesso das edições especiais anteriores do “Defensores de Tóquio” e “Advanced Defensores de Tóquio” (uma clara referência ao Advanced Dungeons & Dragons) decidiu-se fazer uma edição reunindo o melhor das regras assim como uma atualização delas, deixando o jogo como um RPG mais genérico e não tão pastelão.

desenhos3det_teatrodemesa
Ilustrações já conhecidas se encontravam com outras inéditas no Manual.

O primeiro “Manual 3D&T” (outra alusão ao “Dungeons & Dragons” que na época havia anunciado os planos de lançamento de sua 3ª edição) atualizou as regras de seus antecessores, mostrando-se um RPG bem prático: suas regras mais simples podiam ser aprendidas em pouco tempo, desde a criação de personagens por pontos (que podiam ser feitos em poucos minutos), passando pelas regras corriqueiras de muitos RPG’s (vantagens, desvantagens, perícias, combate, dano, magias, campanhas, NPC’s e o papel do Mestre) estas explicadas de forma simples e concisa, fazendo dele um RPG muito indicado para iniciantes.

desenhos3det2_teatrodemesa
Tudo que era necessário para se aprender a jogar estava bem explicado em cada capítulo do manual.

O Manual 3D&T era bem ilustrado com vários desenhos oriundos de suas edições pregressas, assim como outras inéditas, tal característica ajudava o RPGista a entrar no clima de anime, que mesmo nesta edição revisada era a marca deste RPG.

desenhos3det3_teatrodemesa
Os desenhos do autor Marcelo Cassaro, eram presença obrigatória em todas as edições do 3D&T.

Assim, 16 anos e várias revisões depois, 3D&T é um dos RPG’s nacionais mais jogados atualmente, mas não esqueçamos de sua origem como algo muito engraçado e como um presente de comemoração ao leitor RPGista.

Um item raro que merece ser preservado, guardado e até jogado com apreço pelo jogadores e mestres.

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *