Podcast: Assuntos Aleatórios #17 – Jogos de Aventura/RPG’s Eletrônicos: A Evolução

Nesta edição, Manoel “DMann”, Silvio Carvalho, Jean “Jaguar” e Bruno “Frango” comentam sobre algumas mudanças que os jogos de aventura eletrônicos sofreram desde seus primórdios.

Duração do áudio: 45 min.

Clique aqui para fazer o download do áudio em mp3.

E você, RPGista? O que você testemunhou na evolução dos jogos eletrônicos de aventura/RPG’s?

Comentários, “causos”, falhas críticas e momentos memoráveis compartilhem conosco!

Lembrando que você pode ouvir este programa no AnchorFM e não nos deixe de nos seguir no Instagram (@teatrodemesa), no nosso Facebook ou em qualquer aplicativo que você usar, simplesmente buscando por O Teatro de Mesa (#teatrodemesa).

About Redação

O Teatro de Mesa foi criado com a intenção de difundir o RPG, boardgame e cardgame da qual temática incentive a cooperação e interação pessoal.

View all posts by Redação

3 Comments on “Podcast: Assuntos Aleatórios #17 – Jogos de Aventura/RPG’s Eletrônicos: A Evolução”

  1. Gostaria de dar uma dica para o pessoal do podcast. Acho que vocês têm potencial, podem crescer muito mais, mas precisam dominar melhor a questão da edição. Sabe aquela frase clichê do Faustão, “quem sabe faz ao vivo”? Então, a não ser que você seja o top do top no improviso, ou já tenha tudo cuidadosamente roteirizado, preparado e ensaiado pra fazer bonito ao vivo, você precisa de uma boa edição para ter um bom produto de audio ou audiovisual para o público. Não é à toa que o oscar tem um prêmio específico para edição.
    Vocês estão em um podcast, não em um programa diário de rádio, então poderiam usar e abusar de edição para deixar o programa mais dinâmico, com ritmo e talvez até mais divertido e informativo. Dá trabalho, leva a atrasos? Sim, mas fica um produto melhor, que vai ganhar um maior público. Estive olhando, tirando a estréia do cast, vocês costumam ficar entre 0 e 1 comentários e metade deles é de membros do próprio cast (principalmente o jaguar).
    A parcela que comenta é muito menor do que o que escuta? Claro que é. É voltado para um público muito nicho? Sim. Mas veja o Perdidos no Play por exemplo: é voltado pro mesmo público e, tirando os episódios muito específicos de RPGs indies, costumam ficar sempre entre 5 e 15 comentários e até mais.
    Isso significa que há publico para alcançar uma audiência igual a deles ou até maior, e vocês tem potencial pra isso. Mas precisam trabalhar um pouco com edição. Talvez seja bom trabalhar junto com alguém que não grave a conversa com vocês (mas também entenda de RPGs) para ter um pouco de isenção e não ter dó de cortar as partes da conversa que estão deixando o papo mais arrastado. E escutar depois. Quando você ouve o cast em sua edição final e vê que aquela conversa de 1h e meia virou um papo agradável de dinâmico de 40 min, você vai percebendo também quando a dinâmica da conversa funciona melhor e vai melhorando na hora de gravar também, passando a gastar 50 min ou 1h de conversa para gerar os mesmos 40 min de podcast.
    E outra coisa, cada participante deveria se policiar e não falar por cima de outro colega que esteja falando, não ficar cortando os outros participantes. Se o colega estiver falando alguma groselha, fica a cargo do editor cortar isso, não é necessário ficar 2, 3 falando ao mesmo tempo enquanto o público não entende nada.
    No mais, um abraço, continuem com o cast, cada vez melhor, e desculpa o textão.

    1. Salve Sr. Lordan!
      Não há o que desculpar, o “textão” foi bem vindo; é sempre muito bom quando uma crítica construtiva vem para que possamos evoluir, mostrando onde estamos errando e acertando!
      Faremos o possível para termos melhoras em todos os aspectos, pode levar um tempo, mas nos esforçaremos para que isso seja muito breve!
      E não se faça de rogado, se tiver alguma crítica, pode mandar pra gente (elogios também nunca são demais, desde que merecidos), sempre estaremos abertos a isso.
      Agradecemos o contato e aguardamos muitos mais!
      Sucessos críticos pra você!!
      Abraço!!!

  2. Senti falta de WoW… teve dois jogos que achei muito bom, Silver, e Vampire a Máscara o primeiro que você joga do tempo antes de Cristo, até os tempos atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *