Resenha: Caixa de Pássaros

O livro de hoje foi uma surpresa, um vencedor de três prêmios e um dos melhores livros que li neste ano; já se tornou meu favorito em uma lista muito pequena de livros favoritos.

Procurei por um tempo por um livro que me fizesse sentir algum tipo de medo diferente, nada clichê cheio de assombrações e cenas sangrentas, logo encontrei Caixa de Pássaros prometendo um terror psicológico de se fazer duvidar a sua capacidade de, simplesmente, olhar pela janela. Pois bem, tive que encarar a realidade desse gesto simples como algo desafiador por um momento. Sim, vergonhoso (risos). Olhei e ainda estou aqui. Uffa!

Vou contar sobre o livro.

Nessa estória, há cinco anos, ocorreu um surto e ninguém está imune a ele. As pessoas temem olhar o mundo afora, temem as outras pessoas, temem ver as coisas pelo simples fato de ‘bastar uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio’ e talvez na morte das pessoas ao redor deste suicida em potencial. E é isso o que se sabe até então, e ´isso o que mantém as pessoas de olhos fechados, no escuro. NÃO ABRA OS OLHOS. Ninguém viu ou sabe dizer o que os leva a isso, mas acreditasse fielmente que basta olhar para ‘aquilo’ e você não tem mais salvação. E Melorie, com seus dois filhos pequenos, estão a um passo de tomar a decisão mais difícil de suas vidas; o dia para o qual Melorie treinou seus filhos desde bebês: sair de casa e buscar ajuda.

Neste mundo caótico Melorie teve de ser fria e treinar as crianças para este novo mundo onde olhar é perigoso. Cada decisão desde que nasceram foi pensada com este único objetivo e o preço a pagar é de esmagar o coração. No entanto, estão sozinhos e seus suprimentos estão acabando. O dia da decisão está chegando.

A narrativa é eletrizante, pairando suspense a cada capítulo. Em meios a flashbacks de Melorie exploramos o passar destes cinco anos e o desenvolver dessa sua grande questão. Não se preocupe, acompanhar somente Melorie que vive trancada não é chato, sequer maçante. Nesta obra um quarto basta para explorar as loucuras do ser humano quando perturbado pelo desconhecido.

Cheguei à conclusão de que Terror Psicológico é bem pior do que o Terror em si. E cheguei uma conclusão dos perigos da alienação.

E ao final do livro, qual será sua opinião?

Apostem em Caixa de Pássaros de Josh Malerman, que mostrou neste primeiro romance de estreia ter talento não somente para a música – okay, não sou fã da banda, admito; me tornei fã de Josh Malerman e espero ler outras obras do autor.

About Isabela

Laziness Girl, gamer e personal trainer nas horas vagas, é leitora apaixonada. Eterna criança, dentro e fora das livrarias. 'Inicianda' no mundo do RPG, apresentado pelo Jaguar.

View all posts by Isabela

One Comment on “Resenha: Caixa de Pássaros”

  1. CARACA, li em menos de 24h, estou impressionada, chocada, assustada e impressionada. acabei de ler tem uns 10min, ainda estou com o coração acelerado…
    gostei MTO mesmo.
    recomendo à todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *