O anime que veio de uma aventura de D&D: “The Record of Lodoss War”

“The Record of Lodoss War” é uma série de fantasia criada por Ryo Mizuno baseado no que ele originalmente criou para ser um jogo de RPG.
Houve, desde então várias adaptações para o mangá, anime e jogos de computador, muitos dos quais traduzidos para o inglês. Os enredos geralmente seguem as regras do Dungeons & Dragons, baseados num grupo de personagens distintos que tomam para si missões específicas.
Criado em 1986 pelo Group SNE como “replays”, transcrições em capítulos das sessões de RPG de Dungeons & Dragons, na revista Comptiq, tais textos destinavam-se a manter o interesse dos leitores e transmitir os acontecimentos das missões. Chegando a atingir até mesmo os que não jogam RPG, mas são fãs de ficção e fantasia. Devido ao sucesso dos “replays” o mestre do Jogo Ryo Mizuno adaptou os textos na forma de romances em 1988.

Quando a série se tornou uma trilogia, o Group SNE teve que abandonar as regras Dungeons & Dragons e criar seu próprio jogo, chamado Record of Lodoss War Companion e lançado em 1989. Todas as três partes da série de replays foram finalmente publicadas como livros pela Kadokawa Shoten de 1989 a 1991:

  • RPG Replay Record of Lodoss War I (RPGリプレイ ロードス島戦記Ⅰ, Aru Pī Jī Ripurei Rōdosutō Senki Wan?)-Grupo de Parn, republicado de acordo com as regras de Record of Lodoss War Companion e incorporando elementos da romantização;
  • RPG Replay Record of Lodoss War II (RPGリプレイ ロードス島戦記Ⅱ, Aru Pī Jī Ripurei Rōdosutō Senki Tū?)-Grupo de Orson, republicado de acordo com as regras de Record of Lodoss War Companion e incorporando elementos da romantização;
  • RPG Replay Record of Lodoss War III (RPGリプレイ ロードス島戦記Ⅲ, Aru Pī Jī Ripurei Rōdosutō Senki Surī?)-Grupo de Spark, republicado de acordo com as regras de Record of Lodoss War Companion e incorporando elementos da romantização.

ANIME

Record of Lodoss War possui um total de 13 OVA´s, lançados em 1990 e 1991 pelo Studio Kadokawa Shoten, e deu origem a 27 episódios para a TV, os quais foram lançados no ano de 1998 pelo Studio AIC.

 

teatro-de-mesa-the-record-of-lodoss-war-2

Personagens

Baseados no Advanced Dungeons And Dragons os personagens seguiam bem a descrição das raças e classes. Nas aventuras, os personagens principais e até mesmo os “vilões” tinham um ótimo background (alguns destes tendo sido heróis no passado, mostrando que era possível seguir a regra de mudança de tendência). Assim como no D&D havia um panteão de deuses que influenciavam e davam poderes a seus seguidores, são eles: Phalis (ou Falis), deus da bondade e da luz; Marfa, deusa da criação e e preservação; Mairie (ou Myrii), deus da guerra e da justiça; Rahda, deusa do conhecimento; Cha Za, deus do destino e da sorte; Pharalis (ou Faralis), deus da liberdade, desejo e escuridão; e Kardis, deusa da destruição e do sofrimento.

Na saga “The Record of Lodoss War, podemos ver a representação de várias classes/raças, mesmo não sendo descritas de forma aberta vamos supor quais são; os principais personagens do anime são:

teatrodemesa_parn

Parn (Humano-Guerreiro) – nascido e criado em uma vila, aventurou-se pelo mundo para ser um cavaleiro igual ao seu pai, e como todo herói de anime/mangá não percebe o interesse de Deedlit nele. Na saga vai encontrar em Ashrum – O Cavaleiro Negro, seu maior oponente.


teatrodemesa_deedlit

Deedlit (Elfa-Guerreira/Shaman) – Versada no combate e na convocação de espíritos da Natureza , decidiu acompanhar Parn após seus caminhos se cruzarem durante a travessia dele pela Floresta sem Retorno, muito mais por não ter algo mais para fazer e principalmente por ter se apaixonado por ele ; como boa parte de seu povo Deedlit tem arrogância nos seus modos, mas ainda assim, ela tem bom coração.

teatrodemesa_etoh

Etoh (Humano-Clérigo) – de personalidade bem reservada Etoh é um aspirante a se tornar um sacerdote de Falis (o principal deus de Lodoss). Ele e Parn são bons amigos, assim ele decide acompanhá-lo em sua jornada. Assim como os Clérigos do D&D, Etoh tem o poder de cura e de afastar maus espíritos.

 

teatrodemesa_ghim

Ghim (Anão-Guerreiro) – Combatente de grande habilidade com o machado tem, junto a seu grande amigo Slayn, a missão de encontrar Laila, a filha da Grande Sacerdotisa Neese; eventualmente se junta ao grupo de Parn. Mais tarde ele descobre que Lalia foi possuída por Karla, esta sendo agora a Bruxa Grey.


teatrodemesa_slain

Slayn (Humano-Mago) – Melhor amigo de Ghim, Slayn dedicou praticamente toda sua vida a estudar para ser um Mago, assim possuindo habilidade de de lanças magias muito poderosas; a princípio ele queria ajudar seu amigo em sua missão, mas posteriormente ele começa a nutrir sentimentos por Laila/Grey.

 

teatrodemesa_woodchuck

Woodchuck (Humano-Ladino) – De grandes habilidades furtivas e de combate com adagas, se junta ao grupo de Parn após ser libertado de uma prisão; mesmo de índole egoísta ele, ocasionalemte, ajuda outras pessoas. Mais tarde ele é possuído por Karla.

 

teatrodemesa_ashram

Ashram (Humano-Guerreiro) – Conhecido como o Cavaleiro Negro, tem personalidade fria, calculista e também um combatente sem igual, era servo do Rei Beld, mas após a morte deste teve suas próprias pretensões de assumir o reino e governar Lodoss;

teatrodemesa_pirotess

Pirotess (Elfa Negra-Shaman) – Assim como Deedlit, ela tem como lar a Floresta das Trevas na ilha de Marmo, sendo uma Elfa Negra de estirpe nobre, ela é uma das figuras mais proeminentes na sociedade elfa. De personalidade muito parecida com Ashram, veio a admirá-lo muito mais após conhecê-lo, fazendo com que sua lealdade fosse inigualável.

 

teatrodemesa_wagnard

Wagnard (Humano[?]-Mago) – tem pretensão de governar Lodoss, tentando manipular Ashrum para poder realizar seu intento: ressuscitar Kardis, a deusa da destruição, e se tornar um “lich” tendo assim vida eterna.

 

teatrodemesa_karla

 

Karla (Item mágico) – sempre que ocorre um desequilíbrio de poder em Lodoss, Karla aparece; servindo a seus próprios propósitos não se importa caso o bem ou com o mal vença, Karla apenas deseja manter o equlíbrio em Lodoss. Usando as pessoas como peões, sua verdadeira manifestação está em uma tiara, sendo seu usuário um mero hospedeiro de suas vontades.

 

 

 

.

teatrodemesa_shris

Shiris (Humana-Ladina) e Orson (Humano-Bárbaro) – ambos mercenários, conhecem Parn e seu grupo durante uma vigília a uma aldeia, ela de temperamento forte, é parceira e amiga de Orson;  chega a ter alguns sentimentos por Parn, mas ao final se tornam bons amigos; Orson é um guerreiro muito habilidoso e de temperamento bem tranquilo, que contrasta como espírio Hiruki dentro dele que o faz entrar em fúria Berserk quando em combate acirrado; seus sentimentos quanto à sua parceira Shiris não são muito claros, mas sua principal preocupação é com a segurança dela.

Curiosidades:
O escritor de ficção científica Hiroshi Yamamoto tinha como personagem a elfa Deedlit durante as sessões de RPG.

Record of Lodoss War é um daqueles animes que todo RPGista fã de fantasia medieval guarda ou  vai guardar no coração. Uma história muito rica, com personagens carismáticos e de tal tamanho que não caberia dizer tudo sobre ele num único post.
Então, RPGista faça sua busca e encontre os episódios deste anime que surgiu de uma simples sessão de D&D e se tornou um dos ícones da animação japonesa.

FONTES: Wikipedia, Archen’s Lodoss War Page, English Wikipedia

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *