Jogos Filmes

Teatro de Mesa - jogos filmes

Hello My Friend’s It’s my Frango !!! Hoje não falarei sobre um jogo especifico, mas sobre, digamos que um gênero. Jogos filmes!

Aqueles jogos que conquistam o jogador e o faz realizar o game play não apenas pela diversão, mas para que descubra mais sobre aquela história e aquele mundo em que estão imersos, devido a tamanha imersão no mundinho criado. Então vamos lá, peguem a pipoca sua bebida preferida e vamos falar sobre esses jogos filmes.

Jogos filmes possuem a capacidade de encantar o jogador através de sua narrativa, como por exemplo, um jogo que finalizei a um tempo e está na lista de muitos jogadores como um dos melhores jogos já criados, inclusive recebendo nota 10 de 10 em muitos sites de análise de jogos, estou falando de “The Last of Us”. No jogo acompanhamos Ellie e Joel dentro de um mundo pós-apocalíptico, enfrentando altas confusões com uma turminha do barulho, melhor uma turminha que tentam fazer o mínimo de barulho possível. Brincadeiras à parte, este game foi aclamado pela crítica, por possuir uma história que fascinou muitos jogadores, a ponto dos players deixarem o game play em segundo plano, mesmo o game play sendo muito bom, com controles intuitivos e que respondem muito bem aos comandos. Mas o segredo foi a forma em que eles conduziram o game, pois a desenvolvedora do game a Naughty Dog (mesma desenvolvedora de Crash Bandicoot), criou um mundo completamente novo e diferente do que estamos acostumados, fazendo a imersão dos jogares ser algo único, pois através de personagens profundos,  que com apenas alguns minutos de jogo você realmente se importa sobre o que vai acontecer com eles na história; além de personagens bem construídos e uma história envolvente o jogador também é acompanhado por uma trilha sonora envolvente e original. A experiência é tão boa a ponto de que o jogador se sentir vendo um filme triplo A do cinema, mas que, ao invés de apenas assistir eles estão sendo os personagens principais, assim como em um RPG.

Esta é a sensação que eu acho necessária para que um jogo entre no gênero de filme. Ele deve ter um enredo envolvente, personagens bem desenvolvidos e que mesmo o final seja apenas 1 o jogo deve deixar o jogador livre para explorar o mundo que foi apresentado.

Impossível falar de jogos filmes e não citar alguns que realmente fazem com que o jogador tome as decisões e ainda melhor, faça tais decisões influenciarem a história, afinal aqui o jogador é o ator principal. Alguns jogos que fazem isso são:

  • The Walking Dead (TellTale) – este jogo se baseia no mundo de TwD e explora personagens diferentes da série, colocando o jogador em situações que ele deve fazer escolhas e muitas dessas escolhas influenciam diretamente o decorrer da história, mesmo o final sendo o mesmo para todos, o que vale é a trajetória até lá;
  • Skyrim (Bethesda) – a saga The Elder Scrolls está no mercado a muito tempo, mas apenas no seu 5° título ganhou destaque e o coração de muitos jogadores;
  • Mass Efect (Bio Ware) – amantes de ficção cientifica este é o jogo feito para vocês, pois Mass Efect é um RPG que se passa em um futuro distante e que coloca o jogador no comando de uma nave, o fazendo tomar decisões que afetam na história e até mesmo na vida dos companheiros. Mesmo com uma grande polemica envolvendo o jogo, lembrem-se o legal do jogo não é o final, mas a trajetória que você percorreu até chegar la.

Listei apenas 3 jogos de gêneros diferentes, mas existem muitos outros que do mesmo modo são excelentes, únicos e farão vocês se sentirem dentro  de um filme.

Vou deixar uma pequena lista dos jogos que mais gosto, todos estão dentro dos argumentos citados anteriormente. Aproveite e deixe a sua nos comentários.

Lista de Jogos.

  1. The Last of Us
  2. Uncharted (toda a Saga)
  3. Shadow of Mordor
  4. Bio Shock 3
  5. GTA V

About Bruno Frango

Bruno "Frango" Fernandes, foi apresentado ao RPG por seu amigo, Randi. O primeiro RPG que jogou foi O Senhor dos Anéis - do sistema Coda - e, desde então, desbravou a Terra-Média em diversos sistemas. Aventurou-se com seus amigos matando dragões, salvando princesas, lutando em arenas e explorando masmorras.

View all posts by Bruno Frango

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *