Resenha: O Espadachim de Carvão

O livro deste mês foi minha primeira tentativa, depois de muitos anos, de voltar a literatura brasileira. Comprei pelos motivos apresentados no vídeo, mas vou logo dizendo: valeu a pena.

O autor Affonso Solano criou um mundo totalmente novo e original que leva o nome de Kurgala onde vivem diversas espécies de monstros e humanos criados pelos Deuses denominados Dingiri (com trema em cima deste último ‘i’), com base nos conceitos de criação religiosa que geram guerras e busca pelo poder. Este mundo agora pode não ser seguro para Adapak.

Adapak por sua vez é filho de um Dos Quatros Que São Um, ou seja, filho de um destes Dingiri. Ele possui uma aparência exótica até para este mundo de mosntros e chama muita atenção por sua pele negra como carvão. E para completar o título do livro, sim, ele possui habilidades espadachim – O Espadachim de Carvão – de Tibaul que tem lá suas peculiaridades tornando o espadachim um guerreiro extremamente habilidoso mesmo nunca tendo tirado uma vida até seus 19 ciclos de idade.

Você pode pensar ‘normal um guerreiro tirar uma vida’, mas não para Adapak que possui uma inocência impar e que passou toda sua vida no Lago Sem Ilha, casa de seu pai Dingiri. Ele nunca foi proibido, de fato, de sair deste lugar e explorar o mundo, mas passou todos os seus primeiros 19 ciclos lá e em ilhas ao redor; longe da vista do mundo, estudando sobre o mundo criado e seus detalhes, permitindo-lhe assim dominar todas as línguas de cada espécie, até.

Em alguns momentos toda essa diversidade de espécies e nomes pode ser confuso já que não há uma riqueza de detalhes, mas isso te permite uma imaginação mais ampla.

Logo na primeira página nos deparamos com a nova realidade de Adapak: fuga e perseguição. Por um motivo que nos é apresentado capítulos a frente, Adapak se vê obrigado a abandonar sua Casa e por todo o livro Adapak está tentando entender o motivo da perseguição, explorando o mundo com seus olhos inocentes e vivendo experiências que os livro que leu durante toda a vida não poderiam lhe proporcionar e isso se torna a leitura engraçado e a deixa mais leve em meio ao caos.

O legal é que o leitor tem a oportunidade de desbravar este mundo junto a Adapak e capítulo após capítulo ele transmite seus conhecimentos tanto de Kurgala quanto da história deste mundo desde sua criação. Dá para aprender muito sobre tudo e nesta parte o autor foi bem detalhista.

Em alguns capítulos voltamos a ciclos passados da vida de Adapak no qual ele nos apresenta pontos importantes de seu conhecimento e de sua formação, nos permitindo entender melhor sua reação perante alguns acontecimentos e entender como funciona sua mente. Mais uma vez, é muito interessante, já que podemos ver mais sobre sua relação com seu Pai e com seus dois mestres cuja importância é extrema na vida de Adapak.

Conforme o leitor vai adentrando na história e busca, junto a Adapak, descobrir quem são estes inimigos e suas motivações, segredos antigos acabam sendo revelados o que é muuuuuiiito legal e gera reviravoltas impressionantes para o livro.

Então sim, eu indico esta leitura de 255 páginas muito gostosinha depois que você pega o ritmo da narrativa.

Tem ação? Sim, bastante.

Tem romance? Muito pouco, mas tem e é legal.

Fica aquele gostinho de quero mais? Sim. Esperando mais de Affonso Solano ansiosa.

Aproveitem.

About Isabela

Laziness Girl, gamer e personal trainer nas horas vagas, é leitora apaixonada. Eterna criança, dentro e fora das livrarias. 'Inicianda' no mundo do RPG, apresentado pelo Jaguar.

View all posts by Isabela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *