Itens Raros: Dragão Brasil Especial – Defensores de Tóquio

Lançado em meados de 1995, Defensores de Tóquio divertiu Mestres e Jogadores com paródias divertidas de seus heróis favoritos de Games, Animes e outras produções japonesas.

Criado pelo autor literário e de HQ’s Marcelo Cassaro (um dos editores da Revista Dragão Brasil) e lançado pela Editora Trama, Defensores de Tóquio tinha como objetivo apresentar um RPG de regras não muito complicadas para os RPGistas iniciantes e com pouco poder aquisitivo. Sua temática era baseada nos animes, mangás, jogos de luta e séries japonesas que faziam sucesso na época (Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Street Fighter, Jaspion, Changeman), mas vistos de forma muito engraçada. O tom de humor com que eram tratados tais personagens foi um dos diferenciais que fizeram Defensores de Tóquio um sucesso.

defensores
Animes, Tokusatsus, Games… Inspirações para diversão garantida.

Antes de chegar em sua versão “definitiva” (o 3D&T, falaremos dele em outro post) Defensores de Tóquio teve duas versões, a primeira versão mostrada na revista Dragão Brasil Especial nº1 e a segunda na Drgão Brasil Especial nº3; D&T e AD&T respectivamente, assim chamados pelos RPGistas fazendo uma alusão às siglas do Dungeons & Dragons (D&D) e Advanced Dungeons & Dragons (AD&D). Algum tempo depois foi lançada uma edição compilada das regras dos dois sistemas, mas esta não causou o mesmo impacto que seus antecessores.

ddt123b
Três versões para o mesmo sistema, mas os dois primeiros se destacam!

Ambas edições tinham pouca diferença quanto às regras, sendo que na segunda seguiam alguns exemplos de arquétipos de personagens. Com mecânica relativamente simples tanto para montar personagens (sistema de pontos, com vantagens e desvantagens) quanto para jogar as histórias (utilizavam-se dados comuns de 6 lados), somando-se o tema que era moda no período e o preço MUITO acessível (a primeira edição custava R$2,50 e a segunda R$3,50) Defensores de Tóquio fez com que muitos RPGistas iniciassem suas aventuras no RPG com este jogo.

As duas edições tinham uma aventura introdutória para auxiliar os Mestres de primeira viagem, na primeira tínhamos “O Resgate do Capitão Ninja” que brincava com os conceitos das aventuras em vídeo-games e na segunda tínhamos “Power Dangers – A Aventura” que tirava sarro do filme dos Power Rangers que estava fazendo muito sucesso no período.

aventuras
“O Resgate do Capitão Ninja” e “Power Dangers – A Aventura”, histórias prontas para o Mestre que nem precisavam ser jogadas, só a leitura delas já era divertida!!!

Defensores de Tóquio brincava com as características que praticamente todo seriado/anime tinham em comum, já na criação dos personagens a diversão e as risadas eram garantidas; indo desde a escolha dos conceitos dos personagens (Visitante de Outro Planeta com Armadura Incrementada, Herói com Roupa Colante – Integrante de um Grupo de Cinco,  Cavaleiro de uma Constelação Qualquer e por aí vai) até das vantagens e desvantagens dos personagens (Sumiço Salvador, Recuperação Espantosa, Grito Ridículo, Comercial entre outros muito engraçados).

defensores2
Mesmo hoje, Defensores de Tóquio é uma diversão garantida, pois praticamente todo anime ou série de monstros-gigantes-destruindo-alguma-coisa pode ser encaixado facilmente em suas regras; é um item raro que merece ser guardado e jogado com seus amigos, às vezes nem para se ter uma aventura, mas para apenas dar umas boas risadas!

Fontes: Revista Dragão Brasil; Wikipedia; defensoresdetoquio.com

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

5 Comments on “Itens Raros: Dragão Brasil Especial – Defensores de Tóquio”

  1. Dentre o D&T, 3D&T, 3D&T ALPHA, qual você julga mais divertido?
    E para qual sistema vc recomenda o cenário de campanha de Tormenta atualmente? (incluindo GURPS, D&D 3e, o próprio Tormenta RPG, etc…)
    (visto que eu tenho experiência em D&D 3e Forgotten Realms e GURPS cenário próprio)

    Obrigado e parabéns pela matéria!!!!

    1. Também gostaria de acrescentar que adoro Animes tanto quanto adoro Caverna do Dragão e não me interesso muito em HQs americanos estilo “homem cueca”<- sem alusão a doug funny por favor.

    2. Salve Sr. Luiz! Agradecemos o contato e ficamos felizes por ter gostado da matéria!
      Então, entre as versões do “Defensores de Tóquio” já lançadas, a mais divertida (em minha opinião) é a primeira; lá é zoeira total, pra rir mesmo!
      Como todo RPG você faz uma campanha, mas nesta edição, realmente, as risadas são garantidas.
      O cenário Tormenta, a princípio é mais sob medida para Tormenta RPG, o qual usa o D20 OGL; assim sendo pode ser facilmente jogado no D&D 3e; MAS como qualquer cenário, ele está alí para situar os personagens, não importando qual sistema usem, o cenário é onde vai se ancorar a imaginação tanto de Mestre quanto de jogadores para que se possa fluir as aventuras. Digo que o cenário pode ser encaixado em qualquer sistema, bastando investir algum tempo em adaptar o que tem de semelhança, tanto em criação de personagens, regras, poderes, talentos e por aí vai…
      Você mencionou que tem um cenário próprio, por que não fazer um crossover entre ele e o de Tormenta? Isso daria um plot interessante.
      Obrigado pelo contato Luiz!
      Ótimas rolagens de dados!!!

    1. Salve Sr. Thiago!
      A versão 3 do “Defensores de Tóquio”, com as caricaturas do “Goku com cabelo de Banana”, infelizmente não são mais impressas; esta versão foi impressa pela antiga Editora Trama (que se tornou Ed. Talismã e atualmente Ed. Melody). Os direitos desse sistema são atualmente da Editora Jambô, a qual lida com o sistema do 3D&T somente. Mas talvez você encontre alguma edição antiga dessas em feiras de livros ou encontros de RPG, sempre há uma parte de venda de usados, caso tenha sorte…
      Sucessos críticos em vossas aventuras e em sua busca!
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *