Itens Raros: Dungeons & Dragons (Grow)

Em 1994 o primeiro RPG do mundo chegava oficialmente ao Brasil através da Grow, “Dungeons & Dragons” trazia um reino de fantasia medieval onde os heróis enfrentariam goblins, orcs, dragões e outras criaturas míticas.

“Dungeons & Dragons” da Grow (ou simplesmente D&D) era a primeira versão do jogo desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, este publicado pela TSR. Inc. em 1974. Aqui no Brasil o jogo foi lançado numa caixa no formato de jogo de tabuleiro, ao adquirir o jogo o futuro RPGista encontraria no box:

jogoded

  • fichário com um “passo a passo” de todas as regras do sistema de jogo;
  • uma aventura solo para o  “Dungeon Master” (DM) recém criado entender a mecânica do sistema de jogo e uma aventura em 4 partes para ser conduzida com os jogadores “A Dungeon de Zanzer”;
  • tabuleiro, para o DM, realizar sua aventura solo e depois conduzir a primeira aventura para os jogadores;
  • figuras de papel cartão para serem utilizadas no jogo;
  • manual de instruções com as regras resumidas do fichário, dicas de como criar sua própria “dungeon”, lista de objetos mágicos, feitiços e criaturas;
  • dados poliedrais (os famosos d4, d6, d8, d10, d12 e d20).

Os jogadores criavam personagens que se aventurariam pelos perigos do mundo feito pelo Dungeon Master, evoluindo ao vencer os obstáculos presentes na aventura, sejam estes monstros, armadilhas, magos malignos… o que fosse imaginado pelo DM e jogadores para uma história emocionante.

classes
Guerreiro, Mago, Ladrão, Clérigo, Halfling, Elfo e Anão. As sete classes primordiais do RPG.

Nesta primeira edição do “D&D” os jogadores tinham as “classes de personagem” para escolher, eram elas: Guerreiro, Clérigo, Mago, Ladrão, Anão, Elfo e Halfling. Aqui, não havia uma diferenciação para personagens humanos ou não-humanos, isso pelo jogo se parecer muito ainda com um jogo de tabuleiro, característica herdada de sua origem, os wargames de miniaturas, outra característica herdada era de, ocasionalmente, serem utilizadas miniaturas ou marcadores num tabuleiro quadriculado para representar a disposição dos personagens em determinada cena. Além disso o alinhamento dos personagens se resumia a apenas três tendências: Ordeiro, Neutro e Caótico.

aventuras

Magia, combates, monstros, tesouros… Aventura. O primeiro RPG do mundo oferecia isso e mais aos recém-chegados RPGistas.

Aqui foi apresentado o conceito do Mestre do Jogo (o DM) o qual era o narrador e juiz das aventuras e também mantinha o mundo fantasioso e aplicava as regras para cada situação que pudesse ocorrer nas aventuras; o DM tinha à sua disposição mais de 50 tipos de monstros, desde aqueles que podiam ser derrotados com um golpe de espada até aqueles que podiam destruir os jogadores com apenas um olhar. Este “bestiário” possuía pouquíssimas ilustrações, a descrição dos monstros ficava por conta das miniaturas em papel cartão que vinham no box.

Mesmo tendo demorado tanto para chegar nas lojas brasileiras o D&D da Grow de certa forma foi um marco para o RPG aqui no Brasil. A partir dele pode-se dizer que muitos novos adeptos deste hobbie foram formados e foram abertas as portas para muitos outros títulos tanto nacionais quanto estrangeiros.

Um item raro que merece (ainda ser jogado) e preservado com todo apreço pelo RPGista, seja ele novato ou veterano.

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

Comments are closed.