Itens Raros: Hero Quest (Estrela)

Completando 25 anos de existência, “Hero Quest” é um jogo de tabuleiro de aventuras medievais, que possui muitos elementos de RPG, nas quais um grupo de heróis se aventuram pelo Reino cumprindo missões para o Mestre do Jogo e enfrentando as criaturas de  Zargon.

O jogo foi criado por Milton Bradley em conjunto com a empresa britânica Games Workshop e foi originalmente lançado na Europa e Austrália por volta de 1989, posteriormente ganhando versões levemente diferentes nos EUA e Canadá. No ano de 1992 o jogo ganhou o prêmio Origins Award de melhor apresentação gráfica de um jogo de tabuleiro do ano de 1991. No Brasil , foi lançado pela Brinquedos Estrela em 1994.

A caixa básica de “Hero Quest” é composta de:

  • escudo do narrador/Zargon com as principais estatísticas de monstros e regras mais usadas;
  • um tabuleiro, representando os cenários das aventuras, calabouço ou castelo, com representações de paredes que formavam salas e corredores;
  • fichas cartonadas e miniaturas representando os personagens dos jogadores (Bárbaro, Elfo, Mago e Anão), monstros (Orc, Goblin, Fimir, Gárgula, Esqueleto, Múmia, Zumbi, Guerreiro Caos e Warlock), portas, armadilhas e mobílias.
  • Cartas de Magias (de defesa, ataque ou cura, utilizadas pelos jogadores), Magias Caos (utilizadas por certos monstros), cartas de tesouros aleatórios (entre elas as cartas de monstros errantes), cartas dos Artefatos (itens de maior poder no jogo);
  • 06 dados brancos de ataque/defesa, 03 dados vermelhos para movimentação no tabuleiro;
  • 01 livreto de regras e 01 com 12 aventuras prontas (as Buscas); as quais culminavam com os personagens tendo de enfrenar o mago maligno Witch Lord.

    HeroQuest_Boardgame
    Hero Quest: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

 Mais tarde a Estrela trouxe ao Brasil duas “expansões” para o jogo:

  • “Armadilha em Keelar’s Keep” aventura onde os heróis se se encontram no reino dos anões. O box trouxe mais itens e mais miniaturas de orcs, goblins e fimir.

    kellars

  • “O Retorno de Witch Lord” aventura na qual os heróis enfrentavam novamente o vilão da caixa original; com mais mortos-vivos e alguns personagens a mais.

    witchlordret

Infelizmente, apenas estas duas expansões chegaram ao mercado brasileiro; nos EUA e Europa houveram mais 4 boxes de aventuras:

  • na Europa foram lançados “Against The Ogre Horde” em 1990, que trazia os Ogros, um tipo de monstro mais forte e “Wizards of Morcar” em 1991 que trazia inimigos Magos;

Sem título

  • nos EUA e Canadá foram lançadas em 1992 as expansões “The Frozen Horror”, cuja aventura ocorria nas terras gélidas dos bárbaros e trazia uma versão feminina para o Bárbaro, mercenários, ursos polares, gremilins e um par de Yeti (Homens das Neves); também “The Mage of The Mirror” aventura que ocorria em reinos élficos, além de ter uma versão feminina para o Elfo, acompanhava um Arquimago Elfo Maléfico, elfos guerreiros e arqueiros, lobos gigantes e ogros.advancedhq
    Enquanto isso, aqui no Brasil, foram lançadas pelas revistas sobre RPG “Dragão Brasil” e “Só Aventuras” as buscas: “A Cidade Escrava”, “O Resgate”, “Ataque ao Mago Dorminhoco” e “Caçada à Criatura” além do Suplemento “Novos Heróis” que trazia ao jogo os personagens: Fada, Minotauro, Amazona e Centauro.
hero-quest-conteudo-drago-brasil-4-personagens14-buscas_MLB-F-4317597423_052013
Revista Dragão Brasil: todos os direitos reservados

Algumas curiosidades:

  • na versão original européia o mestre do jogo é chamado de “Morcar”, nos EUA e demais países é chamado de “Zargon”;
  • no exterior as miniaturas são de plástico, sendo encontradas inclusive miniaturas metálicas;
  • foram publicadas no exterior 3 livros relacionados a Hero Quest: “The Fellowship of the Four”, “The Screaming Spectre” e “The Tyrant’s Tomb”;
  • uma versão para o console NES de nome “Hero Quest” foi desenvolvida, mas nunca lançada;
  • também foi lançado um box de desenvolvimento de aventuras “”Adventure Design Kit” isso na Europa.

Mesmo não sendo propriamente um RPG, a ambientação e as referências “RPGísticas” de Hero Quest foi responsável pela iniciação de muitas crianças e jovens ao mundo da imaginação e fantasia, levando-os a procurar muito mais depois de finalizadas as aventuras.

Um item raro que merece ser preservado e jogado com os amigos!

FONTES: wikipedia.org; revistas Dragão Brasil e Só Aventuras.

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

12 Comments on “Itens Raros: Hero Quest (Estrela)”

  1. Esta edição do Hero Quest 25th ainda depende de investidores para ser lançada, não? Já está em fase de produção?
    Este jogo é muito bom, só pecava por não apresentar evolução de personagens. A única expectativa era acumular tesouros e artefatos poderosos ao longo da carreira do personagem.
    Mas por esta mesma simplicidade é que ele conseguiu atrair e iniciar tantos jogadores no mundo do RPG, creio eu.

  2. Esta edição do Hero Quest 25th ainda depende de investidores para ser lançada, não? Já está em fase de produção?
    Este jogo é muito bom, só pecava por não apresentar evolução de personagens. A única expectativa era acumular tesouros e artefatos poderosos ao longo da carreira do personagem.
    Mas por esta mesma simplicidade é que ele conseguiu atrair e iniciar tantos jogadores no mundo do RPG, creio eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *